Saúde de motoristas de caminhão de longa distância e das suas famílias
Atualizado em 08 de setembro de 2025.
O motorista de caminhão de longa distância pode ter sua saúde comprometida pelos estressores ocupacionais que incluem longas jornadas de trabalho diárias, má alimentação, poucas horas de sono, fadiga, estresse crônico e distanciamento familiar por longos períodos. A literatura a seguir foi cuidadosamente selecionada com o objetivo de promover avanços na atenção à saúde dos motoristas de caminhão de longa distância e de suas famílias, em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável e do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030 (Plano de Dant) – Publicado em 21 de setembro de 2023 e atualizado em 08 de setembro de 2025.
Pontos de Parada e Descanso
A relação entre o ambiente e a saúde das pessoas é amplamente reconhecida, especialmente em contextos de trabalho que exigem longas jornadas, como é o caso dos motoristas de caminhão de longa distância. Dentre os elementos ambientais que influenciam diretamente o bem-estar desses profissionais, os pontos de parada e descanso (PPDs) ocupam papel central. Esses locais, além de oferecerem uma pausa nas exigentes rotinas de trabalho, são fundamentais para a recuperação física e mental dos motoristas.
Estudos realizados em diversos países — como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Austrália, África do Sul e Brasil — evidenciam que fatores como acesso a alimentação saudável, instalações sanitárias adequadas, áreas para repouso com conforto e segurança, e serviços de suporte à saúde (como atendimento médico básico ou postos de enfermagem) impactam significativamente na qualidade de vida e na saúde dos caminhoneiros.
McKeown, M.L.; Crizzle, A.M. Examining Long-Haul Truck Driver Needs and Preferences to Improve the Truck Stop Environment. J. Occup. Environ. Med.2025, 67, 278–284.
Lemke, M.K.; Oberlin, D.J.; Apostolopoulos, Y.; Hege, A.; Sönmez, S.; Wideman, L. Work, physical activity, and metabolic health: Understanding insulin sensitivity of long-haul truck drivers. Work2021, 69, 225–233.
Lise, F.; Shattell, M.; Garcia, R.P.; Rodrigues, K.C.; Ávila, W.T.; Garcia, F.L.; Schwartz, E. Long-Haul Truck Drivers Perceptions of Truck Stops and Rest Areas: Focusing on Health and Wellness. Int. J. Environ. Res. Public Health2024, 21, 1251.
Acesso aos serviços de saúde
As dificuldades enfrentadas pelos motoristas de caminhão de longa distância no acesso aos serviços de saúde afetam negativamente a sua saúde, levando a cronicidade, casos agudos como os decorrentes de dor lombar aguda, por exemplo, e podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares como Diabetes Mellitus (DM), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e obesidade.
Johnson JK, Vingilis E, Terry AL. Qualitative study of long-haul truck drivers’ health and healthcare experiences. Journal of Occupational and Environmental Medicine. 2021;63(3):230-237.https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33652446/
Alimentação
O acesso a alimentação adequada e saudável é um desafio para saúde do motorista de caminhão de longa distância. Dentre as recomendações dos estudos para a promoção da saúde e prevenção das doenças crônicas incluí-se a disponibilidade de alimentação saudável e equilibrada nos locais de parada e descanso.
Conheça como melhorar o padrão de escolha alimentar, a preparação dos alimentos e as possibilidades de compra durante as viagens.
Bschaden A, Rothe S, Schöner A, Pijahn N, Stroebele-Benschop N. Food choice patterns of long-haul truck drivers driving through Germany, a cross-sectional study. BMC nutrition. 2019;5(1):1-8. Disponível: https://bmcnutr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40795-
A má qualidade do sono dos motoristas de caminhão de longa distância evidenciam a necessidade de aumentar as oportunidades de descanso e de sono regular para reduzir a sonolência diurna, o uso de medicamentos para dormir e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Roche J, Vos AG, Lalla-Edward ST, Venter WF, Scheuermaier K. Relationship between sleep disorders, HIV status and cardiovascular risk: cross-sectional study of long-haul truck drivers from Southern Africa. Occupational and Environmental Medicine. 2021;78(6):393-399. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33622782/
Hege AAMK, Apostolopoulos Y, Sönmez S. The impact of work organization, job stress, and sleep on the health behaviors and outcomes of US long-haul truck drivers. Health Education & Behavior. 2019;46(4):626-636. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30770029/
Sobrepeso e obesidade
O sobrepeso e a obesidade são um problema de saúde pública que atingem os motoristas de caminhão de longa distância pela rotina irregular, estresse no trabalho, falta de oportunidades de alimentação adequada e saudável, poucas oportunidades para realizar atividade física.
Entre os motoristas de caminhão de longa distância, o fato de trabalhar mais de 11 horas diárias está associado a um risco mais elevado de ser obeso (HEGE, APOSTOLOPOULOS; SÖNMEZ, 2019). Conheça as indicações para prevenção e controle da obesidade.
Hege AAMK, Apostolopoulos Y, Sönmez S. The impact of work organization, job stress, and sleep on the health behaviors and outcomes of US long-haul truck drivers. Health Education & Behavior. 2019;46(4):626-636. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30770029/
As longas jornadas de trabalho dos motoristas de caminhão de longa distância podem ser uma barreira para a adoção de uma rotina de atividades físicas. Conheça a importancia de melhorar as oportunidades de atividade físicia e como isso pode contribuir na prevenção e no controle de doenças crônicas.
Lemke MK, Oberlin DJ, Apostolopoulos Y, Hege A, Sönmez S, Wideman L. Work, physical activity, and metabolic health: Understanding insulin sensitivity of long-haul truck drivers. Work, 2021;69(1):225-233. doi: 10.3233/WOR213472. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34024805/
Os estressores ocupacionais colocam em risco a saúde do motorista de caminhão de longa distância. As viagens monotonas, alta demanda de tarefas e condições da rodovia podem causar sofrimento emocional com sintomas de ansiedade e solidão. Conheça as recomendações na abordagem à saúde mental desses profissionais.
Useche SA, Alonso F, Cendales B, Llamazares J. More than just “stressful”? Testing the mediating role of fatigue on the relationship between job stress and occupational crashes of long-haul truck drivers. Psychology research and behavior management. 2021;14:1211. Disponível: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8357618
Doenças crônicas não transmissíveis
As doenças crônicas não transmissíveis são um problema de saúde global e envolvem as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias. Conheça o impacto da organização do trabalho na qualidade do sono do motorista de caminhão de longa distância, assim como, as medidas necessárias para melhorar a saúde e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
Hege A, Lemke MK, Apostolopoulos Y, Sönmez S. Occupational health disparities among US long-haul truck drivers: the influence of work organization and sleep on cardiovascular and metabolic disease risk. PLoS One. 2018;13(11): e0207322. Disponível: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6237367/pdf/pone.0207322.pdf
Mindfulnesss – Atenção plena como estratégia para reduzir o estresse
Diante das longas jornadas de trabalho, os motoristas de caminhão de longa distância podem sofrer com estresse e sintomas de ansiedade e solidão. O gerenciamento desses sintomas é urgente e envolve a avaliação da atenção plena para a segurança e bem-estar dos motoristas.
Intervenções para aumentar a atenção plena têm sido usadas em domínios ocupacionais e pessoais para melhorar a qualidade do sono e a saúde mental.
(WISE; HEATON; SHATTEL, 2020).
Wise JM, Heaton K, Shattell M. Mindfulness, sleep, and post-traumatic stress in long-haul truck drivers. Work. 2020;67(1):103-111. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32955477/
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal e o estresse no trabalho são essenciais para a saúde e o bem-estar do motorista de caminhão de longa distância. Conheça como os efeitos adversos da organização do trabalho, estresse e problemas de saúde motoristas de caminhão de longa distância estão significativamente associados a conflito trabalho-vida.
Hege A, Lemke MK, Apostolopoulos Y, Whitaker B, Sönmez S.Work-life conflict among us long-haul truck drivers: Influences of work organization, perceived job stress, sleep, and organizational support. International journal of environmental research and public health. 2019b;16(6):984.Disponível: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6466152/